Montar um supermercado pequeno não é uma tarefa fácil. Afinal, existem muitas redes que já atuam nesse segmento, com poder de compra e preço baixo.

Entretanto, o atendimento de uma rede de supermercados não é humanizado. Há uma certa distância entre a empresa e os seus clientes.

Por conta disso, há muitas pessoas que preferem comprar de estabelecimentos menores para terem aquele atendimento mais humanizado.

Inclusive, cresceu bastante o número de empórios e supermercados no estilo “gourmet” para atender esse tipo de público.

Como montar um mercadinho?

O primeiro passo para quem deseja montar um mercadinho é entender quem será o seu público-alvo. Isso é realmente fundamental para encontrar o ponto ideal.

Atualmente, as redes de supermercado possuem um grande poder de compra, e por isso querer competir em preço nem sempre é um bom negócio.

Então na hora de definir o seu público-alvo leve em consideração que ele não pode ser motivado a comprar somente pelo fator preço.

Procure encontrar quais seriam as pessoas dispostas a pagar mais pela facilidade de acesso, exclusividade de atendimento e personalização.

Além disso, pense em qual seria o diferencial que você estaria disposto a oferecer. Por exemplo, hoje em dia tudo no supermercado é vendido em pacotes.

São poucos os estabelecimentos que vendem arroz, feijão ou qualquer outro produto a granel. Esse pode ser uma grande sacada para criar algo “gourmetizado” e diferenciado.

 

Encontre o ponto ideal para montar o seu negócio

Uma vez que você tenha definido o seu público-alvo e a maneira como você pretende trabalhar, é preciso então encontrar um ponto legal para o seu negócio.

O tamanho do estabelecimento precisa ser de acordo com o porte do supermercado que você pretende montar. Além disso, ele precisa estar próximo do seu público.

Até porque, a comodidade será um dos seus diferenciais. Então, se você for vender para um público de classe média alta, procure pontos comerciais próximos desses bairros.

Já se a ideia é pegar um público mais abrangente e fazer uma proposta diferenciada com produtos sofisticados, você pode pegar um ponto na região central com facilidade de estacionamento.

A escolha do ponto é essencial para quem deseja começar o negócio com o pé direito. Mesmo que você perca um bom tempo fazendo essa análise.

Faça um levantamento do investimento inicial

Depois que você definiu o seu público e escolheu o ponto, é necessário então fazer um levantamento do investimento inicial para começar o negócio.

É importante levar em consideração tudo o que você precisa comprar para montar o seu supermercado, como por exemplo:

  • Gôndolas;
  • Computadores;
  • Caixas;
  • Carrinhos;
  • Estoques;
  • Luminoso para fachada;
  • Freezers.

Esses são apenas alguns exemplos. Até porque, tudo dependerá de como você vai montar o negócio. Se vai trabalhar com congelados ou só com produtos secos etc.

 

Procure encontrar os fornecedores para sua empresa

Uma vez que você tenha levantado todo o equipamento necessário, incluindo reforma do prédio, chegou o momento de encontrar os fornecedores.

Para isso é preciso fazer um check-list do que você pretende vender no seu mercadinho. Faça uma lista com todos os produtos que você quer vender inicialmente.

Então comece a procurar distribuidores que vendem esses produtos. Essa é uma etapa bem importante que vai exigir de você bastante paciência.

Afinal, será preciso contatar diversos fornecedores, avaliar quanto é a compra mínima de cada um deles, qual é o prazo de pagamento, se oferecem descontos em compras à vista.

Fazer esse levantamento é fundamental para saber qual será o valor do estoque inicial. Além, é claro de saber se essa compra inicial está de acordo com sua projeção de vendas.

Faça um levantamento dos gastos com marketing e custo fixo

Uma outra etapa importante é fazer um bom levantamento de tudo o que você vai gastar com marketing e também com custos fixos do negócio, como:

  • Divulgação em mídias;
  • Folha salarial se houver funcionário;
  • Gastos com energia elétrica;
  • Água;
  • Software de vendas.

Aqui também é importante ser muito minucioso para não esquecer de nenhum custo, uma vez que isso vai impactar diretamente o valor do faturamento que precisa ter.

Além disso, saber exatamente o seu custo mensal ajuda a entender quanto é preciso ter em caixa para aguentar os primeiros meses sem faturamento.

Gastos com licenças e abertura de empresa

Depois que você definiu toda a questão mercadológica e operacional do seu negócio, é preciso pensar nos gastos com a abertura da empresa e licenças.

Até porque, um supermercado como trabalha com produtos alimentícios, precisa também ter o alvará da vigilância sanitária para poder começar a atuar.

Então levante todos esses pontos, como o tipo de empresa que você vai montar, o regime tributário, as exigências do município acerca da localização e por aí vai.

Levante todas as questões possíveis para que não haja surpresas burocráticas durante o processo de abertura do seu supermercado.

Defina como será a gestão financeira do negócio

Com tudo bem organizado, é preciso então pensar nas finanças. Aqui você terá que avaliar quais serão os seus investimentos, custos fixos, custos variáveis e custos da mercadoria vendida.

Por custo fixo, entenda tudo que você precisa pagar mensalmente independente se ocorrer vendas ou não. Como exemplo podemos citar: salários, luz, água, aluguel, sistema etc.

Já os custos variáveis são aqueles dados em porcentagem e estão diretamente ligados às suas vendas como comissões, impostos e participação no lucro.

E o custo da mercadoria vendida é o valor que você vai pagar ao fornecedor pelo produto que irá vender. A diferença entre o valor da venda e da compra precisa ser suficiente para cobrir os custos fixos e variáveis e ainda por cima gerar lucro.

Ter uma boa gestão financeira, garante que você esteja precificando certo o seu produto, calculando a necessidade de capital de giro e sabendo exatamente o que é lucro do negócio.

Para isso, é preciso contar com um sistema de gestão financeira para que sua empresa realmente seja lucrativa.

 

Ajuda profissional para gestão do seu negócio

Conforme você viu, não é um bicho de sete-cabeças abrir um pequeno supermercado, mas é preciso estar atento a diversos pontos. Dessa maneira, procure a ajuda de uma gestão profissional.

Hoje em dia, é possível contratar um serviço junto a uma empresa de Contabilidade que te ajudará não só com a abertura da empresa, como também com toda sua gestão financeira.

Essa empresa profissional mostrará se o seu negócio realmente está sendo lucrativo, gerando indicadores para que você possa tomar decisões mais acertadas.

E se você está em busca de uma empresa qualificada para te ajudar nessa empreitada agora encontrou. Nós da Econtrol Contabilidade ajudamos você em todo o processo de abertura da sua empresa.

E não é só isso. Temos também uma parceria com um sistema de gestão financeira que vai ajudar a profissionalizar os resultados do seu negócio. Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Você vai se surpreender!

 

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Por José Carlos Sanchez Júnior, Administrador e Redator

 

 

Categorias: Abrir empresa

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