Um dos setores que mais cresceu e continua crescendo no Brasil nos últimos anos, é sem dúvida alguma o segmento de Pet Shop.
De acordo com a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking mundial como o país com maior população total de animais de estimação.
Mesmo com a chegada da pandemia, o setor continuou crescendo, uma vez que foi considerado como comércio essencial e não teve o seu funcionamento interrompido.
No entanto, por se tratar de um segmento promissor, há um grande número de empresas entrando no mercado, e para se destacar em meio a tanta concorrência é necessário fazer um bom planejamento.
Comece encontrando o seu público-alvo
Antes de montar um Pet Shop é extremamente necessário fazer um plano de negócios para saber até onde é ou não viável a abertura do comércio.
Nesse sentido, o primeiro ponto que é preciso pensar é qual será o seu cliente. Afinal, encontrar o seu público-alvo é essencial tanto para encontrar o ponto comercial quanto para definir a estratégia de divulgação da empresa.
Uma boa dica para começar, é entrar no site da ABINPET para saber qual o perfil das pessoas que mais gastam com artigos para PET. Essa é uma informação bastante relevante.
Assim, você pode determinar se irá vender produtos para a classe A, B, C, D ou E. Uma vez que você tenha determinado a classe social do seu público-alvo, será preciso pensar na faixa etária dele e também no sexo.
Essa é uma forma de ir criando a sua persona, ou seja, o protótipo do seu cliente ideal. Vamos imaginar que você chegou à conclusão que o seu público-alvo são mulheres da classe B que possuem entre 30 e 50 anos.
Com essa informação em mãos, você então passa a avaliar melhor o hábito de consumo desse público para então definir qual será a melhor maneira de divulgar o seu produto.
Além disso, também é preciso definir quais serão os animais atendidos pelo seu Pet Shop. Você atenderá somente cães? Gatos? Pássaros?
Hoje em dia, existem diversos tipos de animais de estimação, e determinar quais serão os tipos que você atenderá, é essencial inclusive para saber como captar mão de obra qualificada e os fornecedores que vendem insumos para esses animais.
O marketing precisa ser direcionado para o seu público
Logo após ter determinado o seu público-alvo e os animais que você atenderá, será preciso começar a estudar o hábito de consumo deles. Ou seja, quais os locais que frequenta, quais os horários que costuma acessar as redes sociais, etc.
Quanto mais informações você obter do seu público-alvo e das necessidades dos animais de estimação dele, melhor. Afinal, essa é uma forma de pensar quais são as melhores mídias para divulgar o seu negócio e os produtos que vai oferecer.
Por exemplo, se o seu público costuma acessar mais o Instagram do que o Facebook, gastar com propagandas no Face será um gasto desnecessário, uma vez que é mais eficiente investir em propagandas no Insta.
Claro que esse é apenas um exemplo, e não uma afirmação de que o Instagram seja uma rede melhor para se divulgar um produto.
Além disso, ao descobrir os locais que seu potencial cliente frequenta, você pode fazer divulgação em outdoors estratégicos e até mesmo dentro de shoppings.
Esteja sempre antenado nas novidades
Depois que você tiver o seu planejamento de marketing muito bem elaborado, será preciso ficar sempre atento às novidades que chegam ao mercado.
Até porque, esse é um setor no qual sempre estão surgindo inovações, e se você não estiver atento a elas, poderá perder vendas e possivelmente clientela.
Então, procure assinar revistas do setor, siga os especialistas da área, faça um curso de inglês para acompanhar as tendências internacionais. Enfim, dedique uma parte do seu dia para estudar as tendências.
Lembre-se que quanto mais animais de estimação você atender, maior será também a necessidade de ampliar o conhecimento acerca deles.
Empresários que costumam se antenar nas tendências do mercado sempre encontram boas alternativas para se diferenciarem da concorrência.
Pense em toda a gestão do seu negócio
A parte mercadológica exige uma grande atenção, mas ela não é a única. Você precisa também estar antenado na gestão do seu negócio.
E isso envolve pensar em métodos de recebimento, entregas à domicílio, serviços que serão prestados como banho, tosa ou até mesmo atendimento veterinário.
Quanto mais diferenciais forem oferecidos dentro do seu Pet Shop, maiores serão as chances de você angariar e fidelizar potenciais clientes.
Pense na gestão como um todo, e como você pode gerar clientes mais satisfeitos por meio dela. Uma má gestão pode simplesmente criar uma grande insatisfação na sua clientela.
E, só para ilustrar, um cliente insatisfeito é capaz de fazer uma propaganda muito negativa do seu negócio. Então, se coloque no lugar do cliente e pense se você realmente iria comprar alguma coisa no seu negócio.
Gestão financeira é essencial
Por fim, dentro do seu planejamento estratégico, você precisa pensar também na gestão financeira. Pois, se faltar dinheiro, certamente você não conseguirá entregar o melhor para a sua clientela.
Primeiramente, pense em tudo o que você precisa comprar antes de montar o negócio: instalações, estoque inicial, computadores etc. Procure fazer um levantamento bem minucioso, não esquecendo de absolutamente nada.
Depois que você souber exatamente quanto vai gastar de investimento, precisa pensar em quais serão todos os seus custos fixos mensais.
Nesta parte será preciso pensar quantos funcionários você terá, qual será o valor aproximado que gastará com energia, água e quanto será o valor de aluguel e outras despesas fixas.
Assim que você levantar todas as despesas fixas, multiplique por 6, pois o ideal é ter em caixa o valor equivalente a seis meses dos seus custos fixos.
Procure também se certificar de que o seu preço de venda seja capaz de pagar o valor ao fornecedor e sobrar um percentual para colaborar com o pagamento dos custos fixos, impostos e do seu lucro.
Lembre-se de determinar um pró-labore fixo para você. Assim, você não fica tirando dinheiro da empresa constantemente, e não comete o grave erro de confundir os gastos da pessoa física com a pessoa jurídica.
Formalize o seu negócio
Com tudo muito bem planejado, você precisa então pensar na formalização do seu negócio. Inclusive para não ter problemas com fiscalização, e conseguir economizar com impostos sem sonegação, mas com planejamento tributário.
Afinal, hoje em dia existem diversos regimes nos quais o seu negócio pode se enquadrar, e com isso poder pagar um percentual menor de imposto. Essa é uma parte bastante complexa que exige o acompanhamento de um bom contador.
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Quero abrir meu Pet Shop
Por José Carlos Sanchez Júnior, Administrador e Redator
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