Um modelo de negócio que cresceu muito no Brasil é o Dropshipping, e um dos motivos para isso é que ele possui custos e despesas reduzidos quando comparado a um e-commerce.
Até porque o seu funcionamento é muito mais simples, uma vez que grande parte da logística operacional, bem como das despesas de funcionamento, são arcadas pelo seu fornecedor.
Afinal, você não precisa ter estoque de produtos e nem se preocupar com a entrega. O seu único papel é vender. Isso permite até mesmo uma maior especialização nessa área.
Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais custos e despesas desse modelo de negócios. Se você quiser saber mais sobre como funciona o Dropshipping é só ler esse outro artigo que separamos para você – Dropshipping: saiba o que é, e como se legalizar.
Por que os custos do Dropshipping são menores?
Conforme antecipamos, os custos operacionais de um Dropshipping são menores do que um e-commerce, uma vez que você não precisa estocar produtos e nem se preocupar com a logística do negócio.
Em vista disso, sua grande vantagem é que a maioria das despesas mensais são variáveis e não fixas. Portanto, é muito mais fácil administrar o negócio em tempos de vendas mais retraídas.
Isso acontece porque o custo fixo é o verdadeiro vilão de qualquer empresa. Considere o seguinte. Se você possui um custo fixo de R$ 20 mil e fatura R$ 100 mil, esse custo fixo corresponde a 20% do seu faturamento, certo?
Logo no momento de compor o seu preço, é esse o percentual que você destinará para o custo fixo. Todavia, se suas vendas caem para R$ 60 mil, o seu custo fixo não cai junto e permanece em R$ 20 mil. Nesse caso ele passa a representar 30% do seu faturamento.
Como você não tem condições de repassar preço com frequência, o que acontece é que esse excedente sai do seu lucro, podendo colocar sua empresa até mesmo no prejuízo.
E com o custo variável não acontece isso?
Com o custo variável isso já não acontece. Considere que você tenha um custo variável de 10% entre comissões e impostos. Se sua venda cai de R$ 100 mil para R$ 60 mil, você pagará menos impostos e comissões.
Dessa forma, sua despesa continuará sendo de 10%. Por isso, muitas empresas passaram a terceirizar grande parte dos seus custos fixos no intuito de transformá-los em variáveis.
Afinal, o custo variável é menos danoso para o seu negócio. E o Dropshipping tem essa vantagem. A maior parte das suas despesas são variáveis e não fixas, o que facilita a gestão do seu negócio.
Quais são as principais despesas de um dropshipping?
As despesas de um dropshipping são bem reduzidas. Primeiro porque a emissão da nota fiscal ao consumidor é feita diretamente pelo seu fornecedor.
Nesse caso, cabe a você somente emitir uma nota da sua prestação de serviços para o fornecedor no valor da comissão que você foi remunerado.
Isso quer dizer que você tem muito menos impostos para pagar também. Além disso, não terá despesas comuns que qualquer e-commerce possui, como:
- aluguel de armazenagem;
- alta manutenção do site;
- funcionários ligados à logística;
- custo de transporte;
- custo da matéria-prima.
Nesse sentido, os seus principais gastos estão relacionados a contribuições fiscais pela categoria do CNPJ, bem como pela mínima manutenção do site, domínio e hospedagem em nuvens etc.
Custos com colaboradores
Em um primeiro momento você não terá custos com colaboradores, uma vez que pode atuar sozinho. Posteriormente, na medida em que você cresce o negócio, esse será o seu maior custo fixo.
Mas para quê você precisaria de um colaborador? Bem, ele pode ser útil para alimentar suas redes sociais, organizar os pedidos, responder os clientes e te deixar mais livre para focar na venda em si.
No entanto, conforme dissemos, no começo onde o volume de vendas é menor, você não precisa se preocupar muito com isso.
Custos com marketing digital
O maior gasto que você terá com um Dropshipping é sem dúvida alguma o marketing digital. Pois, será necessário usar algumas estratégias de tráfego pago.
Por exemplo, patrocinar links no Facebook para aumentar o alcance do seu produto, patrocinar links no Google ADS para atrair mais clientes para o seu negócio.
E até mesmo investir em automatização de e-mails para ampliar os disparos juntos a potenciais clientes.
Hoje em dia há muitas opções de softwares que ajudam na captação de clientes e servem de base para um marketing digital mais efetivo do seu negócio.
Portanto, a maior parte dos seus gastos estão relacionados à venda propriamente dita do seu produto para o consumidor. Então, dentre os gastos estão:
- designer de criação das suas artes;
- tráfego das redes sociais e Google;
- criação de blogs e sites;
- criação de vídeos profissionais.
Custos com treinamento mensais
Outros gastos que você terá mensalmente é com treinamento de vendas e negociação. Isso é imprescindível para que você amplie constantemente suas vendas.
Ainda mais no ambiente online, onde você precisa dominar técnicas de escrita, gatilhos mentais, fazer vídeos e conversar com o cliente por diversos tipos de canais.
Por isso, é preciso pensar que uma parte do seu faturamento deve ser destinada para novos treinamentos constantemente. E o que não faltam na internet são opções de cursos para você fazer.
Custos com tributos e Contabilidade
Outro custo que você terá mensalmente é com tributos e mensalidades do contador. Afinal, você estará trabalhando com fornecedores sérios que emitem nota fiscal de todos os produtos.
Esses fornecedores no momento de pagar a sua comissão, exigirão uma nota fiscal no valor delas da sua parte. E a maneira que você está enquadrado, bem como emite sua nota, poderá fazer com que você pague mais ou menos tributos.
Por isso, é essencial encontrar o enquadramento correto, bem como ter uma assessoria de um contador, justamente para ter ciência de como computar todas suas despesas e ver lucro ao final do mês com o seu negócio.
Para isso você pagará uma parcela ao contador que fará toda a parte legal junto ao fisco como o seu enquadramento, cálculo de impostos e emissão das guias que você deverá recolher mensalmente.
Esse custo não é alto quando comparado com os anteriores. E por ter uma baixa representatividade do orçamento é fundamental encontrar um escritório que saiba como atuar no marketing digital.
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Por José Carlos Sanchez Júnior, Administrador e Redator
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