Um modelo de negócio que cresceu muito no Brasil é o Dropshipping, e um dos motivos para isso é que ele possui custos e despesas reduzidos quando comparado a um e-commerce.

Até porque o seu funcionamento é muito mais simples, uma vez que grande parte da logística operacional, bem como das despesas de funcionamento, são arcadas pelo seu fornecedor.

Afinal, você não precisa ter estoque de produtos e nem se preocupar com a entrega. O seu único papel é vender. Isso permite até mesmo uma maior especialização nessa área.

Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais custos e despesas desse modelo de negócios. Se você quiser saber mais sobre como funciona o Dropshipping é só ler esse outro artigo que separamos para você  – Dropshipping: saiba o que é, e como se legalizar.

 

Por que os custos do Dropshipping são menores?

Conforme antecipamos, os custos operacionais de um Dropshipping são menores do que um e-commerce, uma vez que você não precisa estocar produtos e nem se preocupar com a logística do negócio.

Em vista disso, sua grande vantagem é que a maioria das despesas mensais são variáveis e não fixas. Portanto, é muito mais fácil administrar o negócio em tempos de vendas mais retraídas.

Isso acontece porque o custo fixo é o verdadeiro vilão de qualquer empresa. Considere o seguinte. Se você possui um custo fixo de R$ 20 mil e fatura R$ 100 mil, esse custo fixo corresponde a 20% do seu faturamento, certo?

Logo no momento de compor o seu preço, é esse o percentual que você destinará para o custo fixo. Todavia, se suas vendas caem para R$ 60 mil, o seu custo fixo não cai junto e permanece em R$ 20 mil. Nesse caso ele passa a representar 30% do seu faturamento.

Como você não tem condições de repassar preço com frequência, o que acontece é que esse excedente sai do seu lucro, podendo colocar sua empresa até mesmo no prejuízo.

E com o custo variável não acontece isso?

Com o custo variável isso já não acontece. Considere que você tenha um custo variável de 10% entre comissões e impostos. Se sua venda cai de R$ 100 mil para R$ 60 mil, você pagará menos impostos e comissões.

Dessa forma, sua despesa continuará sendo de 10%. Por isso, muitas empresas passaram a terceirizar grande parte dos seus custos fixos no intuito de transformá-los em variáveis.

Afinal, o custo variável é menos danoso para o seu negócio. E o Dropshipping tem essa vantagem. A maior parte das suas despesas são variáveis e não fixas, o que facilita a gestão do seu negócio.

Quais são as principais despesas de um dropshipping?

As despesas de um dropshipping são bem reduzidas. Primeiro porque a emissão da nota fiscal ao consumidor é feita diretamente pelo seu fornecedor.

Nesse caso, cabe a você somente emitir uma nota da sua prestação de serviços para o fornecedor no valor da comissão que você foi remunerado.

Isso quer dizer que você tem muito menos impostos para pagar também. Além disso, não terá despesas comuns que qualquer e-commerce possui, como:

  • aluguel de armazenagem;
  • alta manutenção do site;
  • funcionários ligados à logística;
  • custo de transporte;
  • custo da matéria-prima.

Nesse sentido, os seus principais gastos estão relacionados a contribuições fiscais pela categoria do CNPJ, bem como pela mínima manutenção do site, domínio e hospedagem em nuvens etc.

Custos com colaboradores

Em um primeiro momento você não terá custos com colaboradores, uma vez que pode atuar sozinho. Posteriormente, na medida em que você cresce o negócio, esse será o seu maior custo fixo.

Mas para quê você precisaria de um colaborador? Bem, ele pode ser útil para alimentar suas redes sociais, organizar os pedidos, responder os clientes e te deixar mais livre para focar na venda em si.

No entanto, conforme dissemos, no começo onde o volume de vendas é menor, você não precisa se preocupar muito com isso.

Custos com marketing digital

O maior gasto que você terá com um Dropshipping é sem dúvida alguma o marketing digital. Pois, será necessário usar algumas estratégias de tráfego pago.

Por exemplo, patrocinar links no Facebook para aumentar o alcance do seu produto, patrocinar links no Google ADS para atrair mais clientes para o seu negócio.

E até mesmo investir em automatização de e-mails para ampliar os disparos juntos a potenciais clientes.

Hoje em dia há muitas opções de softwares que ajudam na captação de clientes e servem de base para um marketing digital mais efetivo do seu negócio.

Portanto, a maior parte dos seus gastos estão relacionados à venda propriamente dita do seu produto para o consumidor. Então, dentre os gastos estão:

  • designer de criação das suas artes;
  • tráfego das redes sociais e Google;
  • criação de blogs e sites;
  • criação de vídeos profissionais.

Custos com treinamento mensais

Outros gastos que você terá mensalmente é com treinamento de vendas e negociação. Isso é imprescindível para que você amplie constantemente suas vendas.

Ainda mais no ambiente online, onde você precisa dominar técnicas de escrita, gatilhos mentais, fazer vídeos e conversar com o cliente por diversos tipos de canais.

Por isso, é preciso pensar que uma parte do seu faturamento deve ser destinada para novos treinamentos constantemente. E o que não faltam na internet são opções de cursos para você fazer.

Custos com tributos e Contabilidade

Outro custo que você terá mensalmente é com tributos e mensalidades do contador. Afinal, você estará trabalhando com fornecedores sérios que emitem nota fiscal de todos os produtos.

Esses fornecedores no momento de pagar a sua comissão, exigirão uma nota fiscal no valor delas da sua parte. E a maneira que você está enquadrado, bem como emite sua nota, poderá fazer com que você pague mais ou menos tributos.

Por isso, é essencial encontrar o enquadramento correto, bem como ter uma assessoria de um contador, justamente para ter ciência de como computar todas suas despesas e ver lucro ao final do mês com o seu negócio.

Para isso você pagará uma parcela ao contador que fará toda a parte legal junto ao fisco como o seu enquadramento, cálculo de impostos e emissão das guias que você deverá recolher mensalmente.

Esse custo não é alto quando comparado com os anteriores. E por ter uma baixa representatividade do orçamento é fundamental encontrar um escritório que saiba como atuar no marketing digital.

E se você está nessa busca, agora encontrou. A Econtrol Contabilidade é especialista em negócios digitais e ajuda você a alavancar o seu Dropshipping. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

 

Por José Carlos Sanchez Júnior, Administrador e Redator


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder
Fale conosco