Não é de hoje que o e-commerce está crescendo e trazendo novas modalidades para os empreendedores, sendo uma delas o dropshipping.
Esse é um tipo de negócio no qual o vendedor não precisa ter estoque, o que garante mais facilidade de gestão. Por isso, ele é muito indicado para quem está começando a empreender.
Por não exigir estoque, o controle é mais simples, e você não tem que dispor de muito investimento para começar. Digamos que o vendedor trabalha apenas intermediando as vendas.
Nesse caso, a logística de entregas bem como a gestão de estoques são feitas pelos fornecedores dos produtos. Interessante, não é mesmo?
Se gostou desse modelo, é só continuar por aqui mais alguns minutinhos que vamos mostrar como ele funciona, e como você pode começar o seu negócio.
O que é o dropshipping?
Conforme já antecipamos, esse é um modelo de negócio no qual o lojista apenas intermedia a venda. A sua maior preocupação é divulgar o seu site.
Em resumo, os produtos não são armazenados e despachados pelo lojista. Portanto, não é preciso investir em mercadorias, sistema de controle de estoques e nem se preocupar com a logística do negócio.
A sua função é atrair o comprador. Portanto, você pode focar todos os seus esforços em:
- conhecer o perfil do seu cliente;
- criar estratégias de vendas;
- pensar na melhor maneira de divulgação;
- atuar diretamente com o público.
Ainda que seja uma maneira fácil de administrar um negócio, é fundamental se atentar à credibilidade do fornecedor. Até porque, quem está na linha de frente é você. E sua imagem que será prejudicada em caso de atraso nas entregas.
Como se tornar um dropshipping?
Tornar-se um dropshipping não é nenhum bicho de sete cabeças. Você precisa em um primeiro momento montar uma plataforma de vendas. Ela pode ser tanto um e-commerce bem estruturado, quanto marketplace como por exemplo:
- Mercado Livre;
- Magalu;
- Americanas;
- Shoppe.
O ideal é ter um site para garantir mais credibilidade ao seu empreendimento, embora seja fundamental estar presente nos maiores marketplaces do mercado.
Uma vez criado a sua plataforma, e cadastrado nos maiores marketplaces, você tem que definir a sua estratégia de divulgação.
Ela pode ser feita através das redes sociais, links patrocinados, ou até mesmo usando o Google Ads que é um importante meio de divulgação para aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google.
Como encontrar bons fornecedores para meu negócio?
Por se tratar de um tipo de negócio que você não precisa estocar o produto, já deu para perceber que é fundamental encontrar grandes empresas para representar.
Não tem como você escolher organizações que não estejam preparadas para vender online. Elas certamente vão atrasar os pedidos, e o cliente vai cobrar você. É o seu site que ficará manchado em relação a isso.
Portanto, escolha fornecedores que já se consolidaram na internet, que sejam bem avaliados em sites como o Reclame Aqui e que você saiba que vão cumprir com o combinado.
O dropshipping pode ser internacional?
Um ponto muito interessante do dropshipping é que ele não precisa ser nacional. Você pode trabalhar com fornecedores fora do país.
Esse é um bom atrativo inclusive. Até porque você pode encontrar novidades que ninguém esteja vendendo no mercado interno e com isso aumentar o seu portfólio de produtos.
No entanto, existem alguns fatores que requerem atenção, como:
- taxas alfandegárias;
- logística internacional;
- conversão da moeda;
- dificuldade de emissão de notas fiscais.
Em vista disso, o aconselhável é começar com empresas nacionais. E na medida em que você ganha experiência no mercado, aí você fecha parcerias com fornecedores internacionais e expande o seu negócio ainda mais.
Quais as vantagens em montar um dropshipping?
Muitas são as vantagens de montar um dropshipping. Inclusive, é uma maneira de iniciar um empreendimento mesmo sem ter um grande capital inicial. Além disso, o dropshipping ainda proporciona:
- facilidade logística;
- economia operacional;
- escalabilidade;
- foco na gestão de vendas;
- aumento no mix de produtos;
- facilidade de administração.
Em outras palavras, você não se preocupa com a entrega, o investimento é focado somente em divulgação, pode crescer vendas exponencialmente, uma vez que não tem estoques e tem a chance de oferecer um mix de produtos bem maior.
Tudo isso facilita a administração do negócio, e propicia um foco maior na gestão de vendas, até mesmo para encontrar um bom software para gerir sua empresa.
Como começar um dropshipping?
Começar um dropshipping é como iniciar qualquer negócio. Isso quer dizer que você precisa desenvolver um plano de negócios, se atentando às questões mercadológicas, operacionais e financeiras.
Assim sendo, o primeiro passo é pensar em quais produtos você venderá, quais são os fornecedores desse produto, qual é o seu público-alvo, quais redes eles mais acessam etc.
Levante todas as informações necessárias para ter um parâmetro do quanto será preciso investir. Saiba que o tráfego orgânico ajuda, mas você terá que em paralelo investir no tráfego pago, por meio de:
- Facebook Ads;
- Google Ads.
Além do mais, você também pode fazer permutas com outros sites que são referências para anunciar diretamente neles através de links. Em outros termos, levante tudo o que precisa, e quais são os custos para começar o seu negócio com o pé direito.
É preciso ter um CNPJ para começar?
Agora que você já sabe tudo o que precisa para se tornar um dropshipping, é preciso entender que como qualquer empresa, você tem que se formalizar.
Ainda que a legislação brasileira não tenha uma regulamentação específica para dropshipping, entende-se que você atua como um intermediador de negócios. E essa é uma atividade prevista na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Portanto, para atuar dentro da lei, é preciso abrir uma empresa e cadastrar o seu CNPJ no CNAE previsto. Essa é uma forma de cumprir com suas obrigações e evitar surpresas desagradáveis.
Em caso de dúvidas, é aconselhável contratar um contador para ajudar você nesse processo. E nós da Econtrol Contabilidade estamos aqui para te dar todo o suporte e colaborar para que o seu dropshipping saia do papel e se torne realidade.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Temos a certeza de que você vai se surpreender!
Por José Carlos Sanchez Júnior, Administrador e Redator
0 comentário