Montar um e-commerce tem se tornado a opção para diversos lojistas e fabricantes que estão vendo dia após dia o varejo físico ser substituído pelas vendas online.
Enquanto o primeiro patina, o segundo vem nadando de braçada. E as estatísticas estão aí para confirmar. No ano de 2019, a geração Z, nascida a partir de 2001 já representa 32% da população mundial.
Essa geração é a primeira dos nativos digitais, ou seja, não sabe como é viver em um mundo sem internet. Eles vivem diariamente conectados. Estão por toda a parte, instagram, facebook, youtube e como não poderia ser diferente, preferem comprar pela internet.
A geração Z está começando a entrar na maioridade, e está mudando a maneira como as empresas devem vender. Eles preferem a comodidade, e por meio do smartphone querem ter acesso a tudo.
Pensando nisso, muitas organizações estão começando a mudar a sua estratégia de vendas. E você também não pode ficar para trás, ou simplesmente verá o seu negócio acabar em pouco tempo.
Primeiros passos para montar um e-commerce
Hoje, quando pensamos em e-commerce não podemos nos prender tão e somente em sites cuja navegabilidade é feita somente para o notebook ou PC. Os smartphones são os pioneiros no que diz respeito à transações online.
Sendo assim, quando você decide começar a vender pela internet precisa pensar em um site, bem como em um aplicativo para celular. Esse é sem dúvida o primeiro ponto a ser pensado para começar de forma correta.
Posteriormente é preciso pensar na facilidade de uso. Há estatísticas de que as pessoas estão cada dia mais impacientes. Sendo assim, é preciso criar uma maneira de efetuar uma venda de forma intuitiva e muito, mas muito rápida.
Existe hoje um conceito chamado UX Design que está se difundindo dentro das grandes empresas de tecnologia. Basicamente, ele consiste em colocar o usuário como o centro do negócio. Em outras palavras a empresa precisa percorrer os mesmos passos do usuário.
Então é preciso navegar pelo seu site ou aplicativo como um leigo e ver se realmente ele é navegável, se é intuitivo, se não trava, se facilita ou dificulta a vida do comprador. Tudo isso é fundamental para não começar errado.
O Marketing é cada vez mais importante na Era digital
Uma outra questão importante que precisa ser pensada é em relação ao marketing. Não basta apenas criar um site ou aplicativo, é preciso pensar em estratégias de como atrair os clientes para ele.
E não será mandando uma mala direta via correios que você conseguirá isso, não é mesmo? Pois bem, com o crescimento digital passou a surgir o conceito de marketing digital, onde são adotadas diversas estratégias para atrair o cliente para o seu negócio.
São vários os meios que podem ser adotados. Mas, basicamente podemos citar os vídeos institucionais feitos no youtube, as chamadas no instagram e facebook, bem como anúncios no google e a criação de um blog com conteúdo de qualidade.
Embora a internet expanda as possibilidades de venda para locais jamais pensados, ela também cria um número infinitamente maior de concorrentes. Todos estão lutando por vendas e por um lugar ao sol.
Por isso, estudar profundamente a jornada do consumidor e o marketing digital é de extrema importância para conseguir elevar as vendas de um e-commerce.
Planejamento do e-commerce
Além do marketing é preciso todo um planejamento para colocar um site no ar. Ou seja, avaliar como será a divulgação dele por meio do marketing digital e todas as questões operacionais e logísticas.
Pense: quantos produtos você precisa vender no mínimo para fazer uma entrega em um município a 2 mil km de distância da sua empresa? Note que são questões que precisam estar muito bem estabelecidas antes de começar a realizar as vendas.
Criar parcerias, e pensar em todos os pormenores é fundamental. Se possível, é indicado um período de teste para avaliar como essas questões serão resolvidas. Afinal, o cliente precisa estar satisfeito, pois caso contrário, dificilmente ele voltará a fazer compras na sua página ou aplicativo.
Então, se você for vender calçados por exemplo, pela internet, pense na estocagem mínima, na maneira de divulgação, nos prazos de entrega, na logística de distribuição e nos custos que irão compor o produto para precificá-lo de maneira correta.
Apesar das vendas serem realizadas online, é necessário toda uma estrutura física para atender a demanda da melhor maneira possível. Então, lembre-se que o planejamento é essencial antes de colocar as vendas no ar.
Estruturação e segurança do e-commerce
Um outro fator que precisa ser avaliado é a estrutura e segurança do site. Nenhum cliente pretende fazer uma compra em um site ou aplicativo que não zele pela segurança de dados.
Esse é um fator que precisa ser muito bem alinhado com o programador bem como com a empresa que irá fazer a hospedagem do site. É preciso escolher suportes seguros para que nenhum dado do seu cliente possa ser roubado ou clonado.
Também é indicado fazer bastante testes antes de iniciar as vendas para ver se há alguma possibilidade de invasão, ou se realmente o site está zelando pela segurança.
Além disso, o site precisa ser responsivo. Ele precisa, acima de tudo, dar as respostas que o cliente busca. Se você está vendendo calçados, precisa fornecer todas as informações necessárias para o cliente como cor, tamanho, prazo de entrega, dentre outras informações.
Claro que talvez no início faltem algumas coisas, é normal que se vá aprendendo com o tempo. Mas quanto menos errar no começo, melhor. Lembre-se que um cliente insatisfeito divulga a má impressão que teve com outras pessoas.
Gestão financeira do seu e-commerce
Para finalizar, é preciso entender que nada vai para frente sem uma boa gestão financeira. O e-commerce é uma empresa que terá custos, funcionários, aluguel, etc.
Sendo assim, é preciso fazer um bom planejamento para saber em quantas vezes é possível parcelar para o cliente, quanto uma empresa de cartão cobrará de juros para parcelar uma compra.
Qual será o valor do frete e se será possível embuti-lo dentro do preço da mercadoria. Tudo isso será necessário para fazer um bom fluxo de caixa bem como para encontrar o resultado do negócio avaliando se o mesmo deu lucro ou prejuízo.
Todavia, você nem sempre terá tempo para controlar as finanças, visto a necessidade de cuidar da divulgação e venda dos seus produtos. Por isso, a Econtrol Contabilidade passou a disponibilizar um excelente sistema de gestão.
A empresa que possui uma longa bagagem no mercado, pensou em todos os pormenores para facilitar o seu dia a dia. Esse, é um sistema responsivo que tem por finalidade deixar o dono do negócio focado nas questões estratégicas.
Ficou interessado? Entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em realizar uma demonstração sem compromisso para você alavancar as vendas do seu e-commerce.
Por José Carlos Sanchez Júnior, Administrador e Redator
0 comentário